sábado, 19 de janeiro de 2019

Grandes livros - Amor de Perdição

Visualiza atentamente os 10 primeiros minutos do documentário "Grandes Livros", dedicado a Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco e realiza a atividade proposta no manual.


domingo, 6 de janeiro de 2019

O drama romântico: características





Frei Luís de Sousa, no que diz respeito:

- ao conteúdo é uma tragédia

- à forma é um drama à maneira romântica




Características do drama romântico em Frei Luís de Sousa
Características da tragédia em Frei Luís de Sousa

           ·         Uso da prosa;

          ·         Linguagem próxima da realidade vivida pelas personagens;

          ·         A valorização do homem como joguete não do destino mas das suas próprias ações;

        ·         Valorização dos sentimentos humanos das personagens (amor entre Madalena e Manuel; entre os pais e a filha; de Telmo por Maria; de D. João por D. Madalena)

  • o sebastianismo (crença no regresso do rei D. Sebastião);

  • o patriotismo (fidelidade de Manuel à Pátria);

  • a aspiração da liberdade (insubmissão de Manuel);

  • o confronto entre o indivíduo e a sociedade (a felicidade individual é contrariada pelas normas sociais);

  • a religiosidade (o segundo casamento de Madalena é inválido à luz das leis da Igreja daí Maria ser fruto do pecado);

  • a morte como solução para os problemas;

  • a noite (a ação passa-se ao fim da tarde, noite e madrugada);

  • a intenção pedagógica (a problemática dos filhos ilegítimos e a denúncia da falta de patriotismo).

  • Desafio (Hybris)
D. Madalena desafia o destino, apaixonando-se por Manuel de Sousa quando ainda estava casada com D. João de Portugal.
Manuel de Sousa desafia politicamente o poder instituído, incendiando o seu palácio.

  • Sofrimento (Pathos)
O sofrimento atinge todas as personagens:
- incerteza e angústia de D. Madalena perante a morte de D. João e de um possível regresso,
- culpa, desonra, vergonha e dor pela ilegitimidade de Maria, sentida por Madalena e Manuel
- sentimento de traição vivenciado por Telmo.

  • Peripécia
Mudança de rumo da situação – o incêndio e o aparecimento de D. João, que anula a legitimidade do casamento, colocando Maria na situação de filha ilegítima.

  • Reconhecimento (Anagnórisis)
O momento em que o Romeiro se revela como sendo D. João de Portugal.

  • Clímax
O auge emocional – momento em que D. Madalena sabe que D. João está vivo.

  • Catástrofe
A morte para o mundo de D. Madalena e Manuel de Sousa Coutinho e a morte física de Maria.

  • Catarse
A irreversibilidade dos acontecimentos e a vulnerabilidade das personagens provocam a piedade e a comoção.

  • Anankê ou fatum
Presença implacável do destino


Estrutura da obra


Como é característico do texto dramático, Frei Luís de Sousa organiza-se em três atos, todos eles subdivididos em cenas.
Estrutura externa
Estrutura interna




Ato I
Palácio de Manuel de Sousa Coutinho (Almada)

Cenas I a IV
·         Informação sobre as personagens e o contexto em que vivem.
·         Medos e pressentimentos de D. Madalena por causa do passado

Cenas V a VIII
·         Notícia da vinda dos governadores.
·         Decisão de Manuel de Sousa em incendiar a casa de família.

Cenas IX a XII
  • O incêndio e a saída de casa.



Ato II
Mudança para o palácio de D. João de Portugal

Cenas I a III
  • Informações sobre os acontecimentos após o incêndio.
Cenas IV a VIII
  • Ida a Lisboa de Manuel de Sousa, Maria e Telmo.
Cenas IX a XV
  • Chegada do Romeiro e revelação da sua identidade.



Ato III
Parte baixa do Palácio de D. João, capela da Sra. da Piedade e Igreja de S. Paulo

Cena I
  • Informações sobre a decisão tomada por Manuel de Sousa e D. Madalena.
Cenas II a IX
  • Encontro de Telmo com o Romeiro e despedida dos cônjuges.
Cenas X a XII
  • Cerimónia religiosa e morte de Maria.