quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Cantigas de amigo e cantigas de amor




CANTIGAS DE AMIGO
CANTIGAS DE AMOR



ORIGEM
·         De origem peninsular  (noroeste da península Ibérica) tradicional, popular, rural.
·         Cultivadas pelos trovadores e jograis.


·         De origem provençal (sudeste da França) e cortês.
·         Espalhou-se pelas cortes europeias, tendo chegado a Portugal através de jograis e nobres trovadores.




SUJEITO POÉTICO
·         Voz feminina: a jovem donzela apaixonada;
·          Uso da 1.ª pessoa do singular.
·         Voz masculina: o cavaleiro apaixonado;
·         Uso da 1.ª pessoa do singular. (Quando o tema se centra no retrato da amada, pode predominar a 3.ª pessoa do singular).






CARACTERIZAÇÃO
DA MULHER
A donzela:
·         pertence ao mundo rural onde vive (baixa condição social);
·         goza de uma liberdade que não era comum às jovens nobres, encerradas nos seus castelos;
·         é simples e, por vezes, ingénua;
·         está apaixonada pelo seu amigo e tem medo que ele não regresse da guerra ou do mar.

A mulher amada (a «senhor») é:
·         nobre (de elevado estatuto social);
·         casada;
·         distante e inacessível: não mostra corresponder ao amor do sujeito poético;
·         bela;
·         superior a todas as outras: qualidades morais, psicológicas e comportamentais (bondade, lealdade, serenidade, inteligência …)



RELAÇÃO
AMOROSA
Amor vivido com naturalidade
(muitas vezes correspondido e consumado em encontros assumidos ou clandestinos).
Amor cortês:
·         pode ou não ser correspondido;
·         alimenta-se do próprio sofrimento, sem ousar esperar nada em troca;
·         o homem apaixonado sente-se a morrer de amor, mas não desiste de amar.



SENTIMENTOS
·         Coita de amor
·         Saudade do amigo
·         Tristeza pela ausência do amigo
·         Ciúme
·         Alegria por se ter encontrado com o amigo

·         Sofrimento amoroso devido à não correspondência amorosa da sua dona;
·         O homem assume uma atitude de inferioridade face à mulher amada, elevando as qualidades femininas ao seu expoente máximo, criando um elogio cortês.


CONFIDENTES
·         A mãe
·         As irmãs
·         As amigas
·         A natureza

·         O sujeito masculino e a dona ou senhor são os únicos protagonistas.

ESPAÇOS
·         Ambiente rural: - a fonte, o rio, a romaria…
·         Ambiente da corte.




RELAÇÃO COM A
NATUREZA



·         Relação íntima com a Natureza (é onde os namorados se encontram);
·         A natureza tem o papel de confidente;
·         Pode ter uma dimensão simbólica:
- Fonte: origem da vida, pureza da donzela;
- Flores: delicadeza e feminilidade;
- Ondas: tumulto interior;

·         Não existe referência à Natureza (como se tudo se passasse num plano abstrato e idealizado)

ESTRUTURA
FORMAL
·         Variedade de estruturas
(predomina a paralelística perfeita).
·         Uso do refrão.

·         Predomina a cantiga de mestria (cantiga sem refrão);
·         Recurso frequente ao verso longo e/ou decassilábico.


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