CANTIGAS DE AMIGO
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CANTIGAS DE AMOR
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ORIGEM
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De origem peninsular (noroeste da península Ibérica) tradicional, popular, rural.
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Cultivadas pelos trovadores e jograis.
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De origem provençal (sudeste da França) e cortês.
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Espalhou-se pelas cortes
europeias, tendo chegado a Portugal através de jograis e nobres trovadores.
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SUJEITO
POÉTICO
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Voz feminina: a jovem donzela apaixonada;
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Uso da 1.ª pessoa do singular.
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Voz masculina: o cavaleiro
apaixonado;
·
Uso da 1.ª pessoa
do singular. (Quando o tema se centra no retrato da amada, pode predominar
a 3.ª pessoa do singular).
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CARACTERIZAÇÃO
DA
MULHER
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A donzela:
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pertence ao mundo
rural
onde vive (baixa condição social);
·
goza de uma liberdade
que não era comum às jovens nobres, encerradas nos seus castelos;
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é simples e, por vezes, ingénua;
·
está apaixonada pelo seu amigo e tem
medo que ele não regresse da guerra ou do mar.
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A mulher amada (a «senhor») é:
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nobre (de elevado estatuto social);
·
casada;
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distante e inacessível: não mostra corresponder
ao amor do sujeito poético;
·
bela;
·
superior a todas as
outras: qualidades
morais, psicológicas e comportamentais (bondade, lealdade, serenidade, inteligência
…)
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RELAÇÃO
AMOROSA
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Amor vivido com
naturalidade
(muitas
vezes correspondido e consumado em encontros assumidos ou clandestinos).
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Amor cortês:
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pode ou não ser correspondido;
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alimenta-se do próprio sofrimento, sem ousar esperar nada em troca;
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o homem apaixonado sente-se a morrer de amor, mas não desiste
de amar.
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SENTIMENTOS
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Coita
de amor
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Saudade
do amigo
·
Tristeza
pela ausência do amigo
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Ciúme
·
Alegria
por se ter encontrado com o amigo
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Sofrimento amoroso devido à não
correspondência amorosa da sua dona;
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O homem assume uma atitude
de inferioridade face à mulher amada, elevando as qualidades femininas ao
seu expoente máximo, criando um elogio
cortês.
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CONFIDENTES
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A
mãe
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As
irmãs
·
As
amigas
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A
natureza
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O sujeito masculino e a dona ou senhor são
os únicos protagonistas.
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ESPAÇOS
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Ambiente rural: - a fonte, o rio, a romaria…
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·
Ambiente da corte.
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RELAÇÃO COM A
NATUREZA
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Relação íntima com a
Natureza
(é onde os namorados se encontram);
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A natureza tem o papel
de confidente;
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Pode
ter uma dimensão simbólica:
- Fonte: origem da vida, pureza da donzela;
- Flores:
delicadeza e feminilidade;
- Ondas:
tumulto interior;
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·
Não existe referência
à Natureza
(como se tudo se passasse num plano abstrato e idealizado)
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ESTRUTURA
FORMAL
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Variedade de
estruturas
(predomina a paralelística perfeita).
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Uso do refrão.
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Predomina a
cantiga de mestria (cantiga sem refrão);
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Recurso frequente ao verso longo e/ou decassilábico.
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quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Cantigas de amigo e cantigas de amor
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