sábado, 13 de janeiro de 2018

Farsa de Inês Pereira - síntese


 



CONTEXTUALIZAÇÃO
 
A Farsa de Inês Pereira foi representada:
      em 1523;
      a pedido de D. João III;
      no Mosteiro de Tomar.
 
ARGUNENTO
mais quero asno que me leve que cavalo que me derrube.”
 
 
 
AÇÃO
        Exposição: o monólogo de Inês e o seu diálogo inicial com a mãe, em que se apresentam as características da jovem e os seus objetivos;
·         Conflito: da chegada de Lianor Vaz até à aceitação, por Inês, de Pêro Marques como marido
        Desenlace: a união de Inês e Pêro Marques, que concretiza o tema da peça e o provérbio que a determinou.
 
 
 
 
 
 
 
PERSONAGENS
 
Reduzido número de personagens
 
Abundância de tipos sociais característicos da época
Ex.: Inês Pereira – jovem em idade de casar
        Lianor Vaz – alcoviteira
        Brás da Mata – escudeiro pelintra
        Pêro Marques – lavrador rústico
 
Relações entre as personagens
·         Inês tem uma relação conflituosa com a mãe, pois têm expectativas diferentes face ao futuro bem como conceções diferentes de marido.
·         O relacionamento entre Inês e o Escudeiro evoluiu ao longo da peça. Inês começa por admirar Brás da Mata, casa-se com ele, mas o seu comportamento após o casamento dececiona-a. Quando sabe que ficou viúva, Inês fica contente por voltar a ser livre.
·         A relação entre Inês e Pero Marques evoluiu ao longo da peça. Inês começa por desprezá-lo e acaba por
aceitá-lo por seu segundo marido.
 
 
ESPAÇO
 
A ação decorre em casa da mãe de Inês, havendo cenas em que simultaneamente ocorrem situações na rua, no exterior de casa (chegada de Pêro Marques e do Escudeiro).
 
 
 
  
 
 
TEMPO
 
O tempo cronológico não é diretamente explicitado no texto. Há expressões que sugerem a sua progressão:
        “Há três meses que é passado.” (v. 876);
        “Tão asinha” (v. 924),
        “Já esse tempo passou” (v. 934),
         “eu irei um dia destes /muito cedo e muito prestes” (vv. 1065-1066).
 
O tempo psicológico pode verificar-se na pergunta que Inês Pereira coloca ao Moço, no verso 875. Através dela, a jovem, livre e feliz por estar afastada do marido, sente que a passagem do tempo não corresponde à sua perceção do tempo de ausência de Brás da Mata.
 

Tempo histórico:
As referências à partida do Escudeiro para o norte de África permitem fazer a contextualização histórica da ação da farsa.
Remetem-nos para uma época em que se combatia, no norte de África, pelo domínio do território que pertencia aos muçulmanos. Muitos nobres portugueses, particularmente escudeiros, tinham nestes combates a única possibilidade de se tornarem cavaleiros, de se promoverem ou mesmo de sobreviver (eventualmente enriquecer com os despojos de guerra).


 
 
  
TEMÁTICAS
Luta entre forças opostas
Ex.: modo de vida popular vs. modo de vida cortês
Relacionamento humano, familiar e amoroso
Ex.: relacionamento mãe/filha, Inês/pretendentes, marido/mulher…
Oposição dos valores tradicionais e convencionais a valores individuais e pessoais
Ex.: diferentes conceções de vida e de casamento
 
 
 
  
ESTRUTURA
Estrutura externa
      Ausência de divisão em atos
      Ausência de marcação de cenas
Estrutura interna
Delineamento de uma intriga com exposição, conflito
e desenlace
- Inês Pereira solteira
- Inês Pereira casada com o Escudeiro
- Inês Pereira casada com Pêro Marques
 
 
 
 
 
DIMENSÃO SATÍRICA
Na Farsa critica-se:
·         a ânsia de libertação da mulher de condição burguesa, através do casamento;
·         a ruína da baixa nobreza;
·         a degradação moral da conceção de família;
·         a atração pela riqueza fácil;
·         a crise de valores: a tirania, a hipocrisia, a mentira…
·         o adultério;
·         a devassidão do clero
·         o culto da aparência;
 
 
 
 
TIPOS DE CÓMICO
·         O lema de Gil Vicente é: Ridendo castigat mores - a rir se corrigem os costumes.
·         O dramaturgo recorre:
 ao cómico de situação (quando há inadaptação da personagem à situação),
ao cómico de caráter (quando a personagem não se adapta à sua própria realidade)
ao cómico de linguagem (quando a linguagem utilizada não se adapta ao contexto).
 
 
RECURSOS EXPRESSIVOS
·         Comparação
·         Metáfora
·         Interrogação retórica
·         Ironia
·        

16 comentários:

  1. Podia ter as frases a que indicam os recursos expressivos.

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  2. Fala de tudo que eu preciso!! Muito obrigadão

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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